Festival em Parintins!

 

 

 

 

 

 

                                          

 

PARINTINS:

 

UM CARNAVAL DIFERENTE!

 

 

 

A festa dos bois:

 

Caprichoso

e

Garantido

                           

 Olá, estimados amigos!

 

Vocês já ouviram falar sobre o Festival do Boi-Bumbá, em Parintins,

em Amazonas?

Pois hoje, estou postando uma matéria sobre essa cultura, essencialmente

cabloca.

Estudar a cultura de nosso povo, traz-me muita alegria, pela riqueza e diversidade multi-racial.

Existem diversos folguedos do boi:

 Bumba-meu-boi, Boi kalemba, Boi de Reis, Folguedo do boi, Boi-bumbá no Maranhão, Pará, Amazonas, Três Pedaços em Alagoas (Porto da Rua, Porto de Pedras), Boi de mamão em Santa Catarina e Paraná, é um dos mais tradicionais autos, conservados pelo povo do norte e nordeste do Brasil. Está decadente mas continua ambientado pela assistência mais humilde, competente nos aplausos, seguindo o grupo para contemplar o espetáculo secular.

Contudo, trataremos do grande Festival do Boi-Bumbá de Parintins.

Existem dois blocos distintos:

.Boi Caprichoso: cuja cor é azul e possui uma estrela na fronte.

.Boi Garantido: que é representado pela cor vermelha, e ao contrário do

Caprichoso, possui um coração desenhado na fronte.

Essa festa popular atrai muitos turistas para a região do Amazonas,

em junho.

Um verdadeiro Carnaval fora de época!

A beleza brejeira da mulher brasileira, sua cor, temperos amazônicos,

de canela e sândalo, refletem o retrato de nosso povo!

‘diferentemente belo’ e único!

Deixo aqui, um convite aberto a quem queira participar dessa grande festa popular e deixar sua alma de Curupira e Cunha Porãs ( mulher bonita, na língua indígena) dançar livremente, em meio as plumas, penas, palhas e colorido tropical, abençoados por Tupã e sua Selva Sagrada, (Amazônia), não tão virgem

e inóspica, como nos tempos idos, onde os tambores de nossos ancestrais,

davam ritmo à vida simples de um Brasil em formação!

 

Beijos de Luz de Gaya!

 

 

AMAZÔNIA:

 

TOADA

E

BOI-BUMBÁ

 

 

 
 

 
 

 

 

 

 

Tic tic tac

(Carrapicho)

 
 
Bate forte o tambor
Que eu quero é tic tic tic tic tac
Bate forte o tambor
Que eu quero é tic tic tic tic tac
É nesta dança que meu boi balança
E o povão de fora vem para brincar
É nesta dança que meu boi balança
E o povão de fora vem para brincar
As barrancas de terras caidas
Faz barrento o nosso rio mar
As barrancas de terras caidas
Faz barrento o nosso rio mar
Amazonas rio da minha vida
Imagem tão linda
Que meu Deus criou
Fez o céu a mata e a terra
Uniu os caboclos
Construiu o amor
Fez o céu a mata e a terra
Uniu os caboclos
Construiu o amor
Bate forte o tambor
Que eu quero é tic tic tic tic tac
Bate forte o tambor
Que eu quero é tic tic tic tic tac
É nesta dança que meu boi balança
E o povão de fora vem para brincar
É nesta dança que meu boi balança
E o povão de fora vem para brincar
Bate forte o tambor
Que eu quero é tic tic tic tic tac
Bate forte o tambor
Que eu quero é tic tic tic tic tac
É nesta dança que meu boi balança
E o povão de fora vem para brincar
É nesta dança que meu boi balança
E o povão de fora vem para brincar
As barrancas de terras caidas
Faz barrento o nosso rio mar
As barrancas de terras caidas
Faz barrento o nosso rio mar
Amazonas rio da minha vida
Imagem tão linda
Que meu Deus criou
Fez o céu a mata e a terra
Uniu os caboclos
Construiu o amor
Fez o céu a mata e a terra
Uniu os caboclos
Construiu o amor
Bate forte o tambor
Que eu quero é tic tic tic tic tac
Bate forte o tambor
Que eu quero é tic tic tic tic tac
Bate forte o tambor

 

 

 

          

 

Y

 

Onde você encontra diversas molduras, blinkies,

puccas, kaonis e outros utilitários

prontos para cópia!

 

Y 

Esse post foi publicado em Cultura brasileira. Bookmark o link permanente.

21 respostas para Festival em Parintins!

  1. Larissa disse:

    Oi Lara… descansou ou agitou bastante? Bom … com todo esse período de férias e feriadões, apesar de ser gostoso, também cansa…
    Então já está na hora de voltar à rotina! Não com aquelas lamentações de que poderia ter durado mais… poderia ter se divertido mais…
    poderia não precisar retomar o trabalho ou a escola … Mas agradecendo o quanto foram boas as férias… ou estes dias de feriadão…
    de descanso, ou agito, sem horários rígidos ou… enfim… fora da rotina. Mas como é bom voltar para casa! Rever a cidade, os amigos,
    as nossas coisas… ou, simplesmente, fazer o que sempre se faz. Isto também torna a a vida muito gostosa!
    Então … ótima volta à rotina!
    Um grande abraço,
    Vivian
    01 de março 20:45
      

  2. Larissa disse:

    Oi linda
    Passei pra deixar um bjo, um cheiro e uma saudade e desejar um bom resto de semaninha…
    te dolo e te espero lá no meu bloguxo!!!!
    Bye

  3. Larissa disse:

    Olá!
     
    Desculpa a minha ausência mas o meu tempo é bem escasso ultimamente.
     
    Espero que o carnaval tenha sido divertido
     
    Bjs
    01 de março 19:38
      

  4. Larissa disse:

    ____*_*_*_*_______*_*_*_*_ ___*_________*___*_________* __*____________*_____________* __*_________VOCÊ___________* ___*___________É____________* ____*_______ESPECIAL_____* ______*__________________* ________*______________* __________*__________* _____________*_____* ______________ *–* ________________* ¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨) AMIGOS  SÃO JOIAS RARAS EM NOSSAS VIDAS E NÃO IMPORTA SE É NO MUNDO VIRTUAL  O  MAIS IMPORTANTE É QUE FAZEMOS PARTE DESTE MUNDO MARAVILHOSO QUE O PAPAI DO CEU CRIOU.
     BEIJOS NA SUA ALMA
    28 de fevereiro 21:16
      

  5. Larissa disse:

    ´VIM´´´´´´´´´´´´´´oø1¶¶´´´´TE´´´´´´´´´´´´¶¶´´¶´¶1´´´´´´VER´´´´´´´´´´´¶ø´´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´´1ø´´´´´´´´´´´´´´´´´´ø¢´´´´´´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´ø¶¶´´´´´´´´´´o$´¶¶´´´´´´´´´¶¶¶´´´´´´´´´´´´´´$7´17´´´´¶¶¶¶1´´´´´´´´´´¶¶ø¶¶o´7´o¶¶¶ø$¶´´´´´´´´´´´´´´¶´´´´´´¶¶¶o´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¢´´´ø¶1¶´´¢7¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶´¶¶1¶1o´´¶´¶$´´´´´´´´´´71´´´´´´´¶¶´´¶ø´´´´´¶´´$o´´´´´7ø1ø¶¶¶¶¶´´´´´¶´¶´´´´´´´¶´´´¶¶´´´¶ø´´´´´1´¶¶´´´´¶´´´´´´´´´´¶´´´´¢o´´¶´´ø¶¶o¶´1¶¶¶´´¶7´´´´´´´´´¶´´´´´øo´$¶¶o´¶¶¶$´´´´¶´´¶o´´´´´´´´$´´´´´´¢¶´´´´´´´´´´´´´7ø´´¶´´´´´´´´¶´´´´´´´´¶´´´´´´´´´´´´´¶¶¶¶´´´´´¶´´¶´´´´´´´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´7¢¶¶¶´´¶´´´´´´´´´´¶o´´´´´´´´´´´´øøoo´´¶¶´´¶´´´´´´´´´´´ø¶´´´´´´´´´7¶´´´1¶¶´$´´¶´´ …….´´´´´¶¶´´´´´¶¶¶1¶¶¶¶´´7´´¶´´´´´´´´´´´´´´´¶¶¢´´´´´1´´´´1´´´¶´´´´´´´´´´´´´´´´´7¶¶¶´´´´´´´´oø¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´7¶oøøø¢
    Boa Tarde!
    Num dia de Máscaras e Fantasias o Mundo esconde-se
    da realidade!!! A Degradação do Planeta e do Homem!
    Mas vamos falar de coisas mais bonitas!!!
    Quero agradecer a AMIZADE que me tem sido demonstrada nestas
    minhas horas amargas e deixar-vos todo o meu carinho!
    http://www.flashmasters.com.br/swfs/profissionais/coracao/coracao.swf
    Tenham uma boa semana!
    Beijinhos!
    Mila*´¨) ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨) (¸.•´ (¸.•` * ..:¨¨**¤°¨¨°…
    28 de fevereiro 17:38
      

  6. Larissa disse:

    OI MINHA MIGA QUERIDA… VIMA AQUI SOEMNTE PARA TE FALAR

    MUITO OBRIGADO!!!PELO SEU COMENTARIO NO MEU PEQUENO MUNDO
    A SEU COMENTARIO ILUMINOU MEU DIA,SEU BLOG ESTÁ MUITO LINDO REALMENTE E MUITO GOSTOSO DE VISITAR ,MEUS   PARABENS…TOMARA QUE MINHA VISITINHA  TE DEIXE CHEIA DE ALEGRIA E MUITA ILUMINAÇAO ,MUITAS ALEGRIAS..ASSIM COMO EU FIQUEI COM A SUA LINDA VISITA..
     FIQUEI COM DEUS,UMA LINDA  SEMANA  COM MUITA PAZ.
    E lembre-se:
    "Amigo não é aquele que deixa as lágrimas escorrerem e depois as enxugam, amigo verdadeiro é aquele que não deixa as lágrimas escorrerem."

    Você é um verdadeiro amigo para mim !
    BEIJOS NA ALMA
    EU GB

     
     
     
    27 de fevereiro 21:04
      

  7. Larissa disse:

    ★*´¨) ¸. ★´ ¸. ★*´¨) ¸. ★*´) ¸. ★*¨) (¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸..
     
    Oláááá!!!!!!
     
    Que saudade sentimos de vc!!!!
    Como estás? Esperamos que estejas maravilhosamente bem!! Mtas novidades por aqui não é? Parabéns pelo bom gosto de sempre, seu cantinho está show de bola!
    Agradecemos todo carinho que tens espalhado em nossa casa, apesar de nossa ausência!!!
    Tenha a certeza de que isso é mto importante p/ nós e preenche nossos corações, pois sabemos que, apesar da virtualidade de nossas relações, elas são muito reais e verdadeiras!
    Estamos mto felizes por estar de volta a nossa casa e, encontra-la tão bem cuidada pelos amigos foi nosso maior presente de boas-vindas! Valeu o carinho!!
    Em breve colocaremos umas fotos de nossas férias maravilhosas, tenho certeza de que irás gostar, e tb, teremos mtas novidades, por isso, nunca dx de nos visitar, é um prazer a sua presença!
    Passamos p/ dx um carinho e desejar um feliz carnaval!!
     

     
    Bjos carnavalescos coloridíssimos no seu coração!!
     
    ,¡|i¹i|¡, .        ,¡|i¹i|¡,   ¹i|¡,¡|i¹.      ..¹i|¡,¡|i¹ .
         ,¡|i¹i|¡, .          ¹i|¡,¡|i¹.   ,¡|i¹i|¡,        ,¡|i¹i|¡,       ,¡|i¹i|¡,  .¹i|¡,¡|i¹.     .¹i|¡,¡|i¹     ..¹i|¡,¡|i¹  
       ,¡|i¹i|¡, .         .,¡|i¹i|¡, .     ¹i|¡,¡|i¹.        ¹i|¡,¡|i¹.   
    ,¡|i¹i|¡, .        ,¡|i¹i|¡,   ¹i|¡,¡|i¹.      ..¹i|¡,¡|i¹
     
    (¯`★’´¯)
      `·.¸.·´
     ¸.·´¸.·´¨)¸.·*¨)
    (¸.·´ (¸.·´  .·´.·´¯`·♥ Luz ♥ Esperança
    26 de fevereiro 12:06
      

  8. Larissa disse:

    ¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨) (¸.·´ (¸.·` *Recebi este recado e gostei da brincadera por isso to passando pra vc continuar com ela . Passe esse coração para pelo menos 15 pessoas que você tem certeza que gostam de você, e se você estiver dentro do coração delas elas terão que enviar esse coração de volta pra você!!!Hein… Vamos ver em quantos corações você esta??? ____*_*_*_*_______*_*_*_*_ ___*_________*___*_________* __*____________*_____________* __*_________VOCÊ___________* ___*___________É____________* ____*_______ESPECIAL_____* ______*__________________* ________*______________* __________*__________* _____________*_____* ______________ *–* ________________* ¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨) (¸.·´ (¸.·` *Espero receber isso de volta Cuidado vc pode estar dentro dele!!!rsrs
    ¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*¨) (¸.·´ (¸.·` *Deusa da Amizade
    25 de fevereiro 10:19
      

  9. Larissa disse:

    ★*´¨) ¸. ★´ ¸. ★*´¨) ¸. ★*´) ¸. ★*¨) (¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸..
     
    OI pessoa, puxa como é bom saber que
    vc faz parte dos meus amigos, sei que as
    vezes não conseguimos passar td o que
    deejamos de bom a um amigo, mas só o
    fato de vc estar presente, acho que não
    é por acaso, de alguma forma nós estamos
    ligados através da rede virtual com o intuito
    de se conhecer e até aprender um com o outro,
    vc me dá a vontade de abrir meu coração e deixar
    a sensibilidade tomar conta, mostrando carinho a
    alguem, hoje passo por aqui pra te dizer como gosto
    de vc , mesmo q. a gente se conheça á pouco, mas
    o que é o tempo, perto dos valores que podemos
    transmitir e aprender?
     
    ★*´¨) ¸. ★´ ¸. ★*´¨) ¸. ★*´) ¸. ★*¨) (¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸..
    Atenciosamente
    Esperanza
    25 de fevereiro 09:51
      

  10. Larissa disse:

    …………(…(`.-“"´´-.´)…)……………………)……–…….–….(……………………/……(o…_…o)….\\\\…………………..\\\\………(..0..)……./………………..__.`.-._…"=".._.-.´.__……. ……./……."#."#.,.–.,.#".#."….\\\\…………\\\\__))………."#"……… ((__/…..__xxxxxxxxxxx______xxxxxxxxxx_xxxxxxxxxxxxxx___xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx_xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx_xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx__xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx____xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx_______xxxxxxxxxxxxxxxxx___Tô____xxxxxxxxxxxx_passando_xxxxxxxxx____pra______xxxxx__desejar_____xxxx__um optimo___xxx___- fds !!!__ xx
    Amigos verdadeiros, são para sempre porque…não importa a distância,no coração estarão sempre perto.não importam as diferenças,no coração sempre terão um ponto de acordo.não importam as brigas,no coração sempre haverá lugar para o perdão.não importam circunstancias,sempre haverá um ombro para recostar,mãos para ajudar,olhos para enxergar e chorar de alegria e dor,bocas para expressar as verdades e sorrir.Amigos, verdadeiros são para sempre, porquequando dois corações se unem, formando um só,DEUS se manifesta ali, através do amore o amor é mais forte que a morte,é benigno, paciente, tudo sofre, crê, supera.não se ufana, nem se ensoberbece, apenas …ama.certamente, permanece.beijos no coração.
    Oi..desculpe a minha ausencia,mas como eu jà tinha dito antes…eu estou doente e ainda nao estou 100% bem de saude,mas quero que saiba que nao me esqueço de sua amizade.Adoro visitar o seu cantinho,que é muito especial para mim.Bom fim de semana….e um lindo Carnaval pra você.Um beijo de sua amiga Cris.
    24 de fevereiro 21:30
      

  11. Larissa disse:

    QUANTO TEMPO, MENINA….EU ESTAVA COM SAUDADES DE VOCÊ!
     

    TENHO UM ENDEREÇO P/ VOCÊ VISITAR E COMENTAR:
     
    http://spaces.msn.com/members/rockdragonbrazil
     
    Obrigada,
    Nina Rocha.
    24 de fevereiro 20:43
      

  12. Larissa disse:

    ஐMuito fofo teu cantinhoஐ
        P  ஐ  A  ஐ  R  ஐ  A  ஐ  B  ஐ  É  ஐ  N  ஐ  S
                   ஐஐஐbjksஐஐஐஐLUHஐஐஐ
     
     
      LINDOOOOOO!!!!!sou louca pra conhecer essa festa.

      

  13. Larissa disse:

    oio minha miquinha querida,nossa   que bom vc está sempre presente na vida de gb…  ja colei seu mimo na  pequeno mundo de gb…obrigada  querida,eu nao te faço um mimo pq nao sei vissi,,mais  pode ter certeza que  o meu   mimo e meu carinho por ti,,o lugazinho  que vc  oculpa no meu coraçao,pq e leal,e que vc pode sempre contar comigo e  so galar gb,venho correndo vissi..   beijos na alma e  mais uma vez obrigada por teu carinho  beijo na alma eu gb

      

  14. Larissa disse:

     

    Oi Lara… obrigada pelo teu carinho! Adorei o presente. Asssim que tiver um tempo vou encontrar um lugar de destaque para ele…
    ★*´¨) ¸. ★´ ¸. ★*´¨) ¸. ★*´) ¸. ★*¨) (¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸..
    Certa vez recebi uma mensagem a qual dizia que receber e-mails faz bem à saúde. Inclusive parece que isto já foi até comprovado. Se isto tem algum embasamento científico não sei, mas se eu olhar para os meus sentimentos não tenho duvida alguma de que isto é uma realidade.

    A amizade não requer gratidão, presentes, cobranças, etc.
    A amizade requer apenas que nos lembremos sempre de dizer:
    "Oi, como você está?"
    ★*´¨) ¸. ★´ ¸. ★*´¨) ¸. ★*´) ¸. ★*¨) (¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸..
    Um fraterno abraço…

      

  15. Larissa disse:

    HEKAMIAH: http://tk.files.storage.msn.com/x1pbglk-vqL4BvPHkEAy3-IlilZCOL5xUeZ-NLFKT9aHDZcV07Hyr8sdDBQBSTnm23z8fwG0ZJfIfWzD1lil5v61FMIqXmzxJhLXncCNJ16Y0m_o6T42QzOw6HlvhbBk9mRPCdwcjc3CSBryH1KKcZwEDctr2sIPPUm INFRINGINDO LEIS…MÉDICAS..MAS SOMENTE PARA AGRADECER POR TUDO!!!BJUS/.DEIXO AQUI UM LINK DE MEU BLOG…MAS DAQUI PARA FRENTE..NÃO SEI O DESTINO DELE…BJUSSSSS///QDO PUDER TE VISITAREI DE NOVO!!!!BOM CARNAVAL.AMIGA PQ EU NÃO ESTOU APARECENDO???????AFFF SE ESCREVI BOBAGENS ME DESCULPE.SAUS
     
    SAUDADES!!BJUUUUUUUUUUUUSSSSSSSSSSSSBJUS/CECI/CAM
    23 de fevereiro 14:19
      

  16. Larissa disse:

    Olá Amiga!!!
    Como vai você? Rezo para que tudo esteja dando certo com você porque merece.
    "Se a vida lhe causar dor,
    aprenda a sofrer…
    Não desanime!
    Se a vida lhe parecer sem sentido,
    siga em frente.
    Não desanime!
    Se a vida não lhe der oportunidades,
    insista em procurá-las.
    Nunca desista!"
    Fike bem, fike com Deus e até mais…
    Beijinhos daki de PORTUGAL.
     
    Pe. Ramos

      

  17. Larissa disse:

    olá minha querida ficou lindo o seu presente
     no meu cantinho gostaria muito que vc me visitasse pra ver e tb pra deixar sua marquinha
     esta atualizado, vou te esperar beijos no seu coração

      

  18. Larissa disse:

    Olá Laratudo bem com vocêPuxa que saudadesVim lhe trazer noticias da Ceci a enigmaticaA cirurgia correu tudo brm graças a DeusEla esta bem, com muitas saudades de todos os amigosEla manda beijos e abraçosTalvez saia amanhã do hospitalSe vc quize deixar alguma mensagem a elaè so  ir na lista de spaces vips do meu blog o novo blog dela esta com o nome de AnjoFique na Paz de DeusBeijos carinhosos

      

  19. Larissa disse:

    Nada é mais valioso do que uma amizade sincera, verdadeira. Para que ela aconteça, é preciso tolerância, bondade, humildade e muito amor. Demonstre compreensão nos momentos difíceis e saiba desculpar os erros. Uma grande amizade é superior às pequenas coisas que acontecem diariamente e que nos aborrecem. Quando erramos, queremos que os outros nos perdoem. Por que não fazer o mesmo em
    nome de uma amizade? Ser amigo é isto: passar por cima dos problemas, dar a mão em momentos difíceis e dividir muitas risadas!
    beijos querida , quando entrar no meu blog me diz se esta dificil de entrar ????? quero que veja o presente que me deu estou tão feliz , obrigada amiga te espero.

      

  20. Larissa disse:

    nossa miga,eu ia  desfilar no garantido isso e se  nao fosse medrosa.rsrsrs  quando vc  ir no meu blog  vc vai ver  o penoar que iria uzar rsrsr,nao gosto de  carnaval,  so nao fiquei pq  teria que  ficar em um  carro no alto,,nossa  cairia la de  cimaaaaaaa…minha miga,,vc como sempre com seu  bom gosto…
    se eu  aceitase o convite  seria ,em manaus na capital
    ja a festa  eu ja fui em paritins,realemnte e lindo e e proibido  vaiar,pq  se acontecer o  outro bloc perde ponto isso e os doi perdem pontos,,e muito lindo realemte e  bom de ver..eu fui  ja  duas vezes,, isso e , minha primja que mora em manaus ,ela  é  poderosa e me levou rsrsr… eu mesma nao iria rsrsr…como este  negosio de   gb desfilar,na verdade nao sei  ,onde seria ???só sei que seria em ciima de um carro,gb  ,com um monte de coisa na cabeça rsrsrs… e coisa  de prima de gb….rsrsr..eu vim  correndo pra casa,caso contrario ela me   faria subir no carro rsrsrs,,querida aqui realemnte ta pegando  fogo to ate dançando,,em casa eu gosto rsrsrs..lara vim, aqui mesmo querendo saber, e a votaçao??como ficou??e aproveito para falar algo  muito importante a vc   de coraçao ..

    Se vc perguntar se eu preciso de vc,a resposta é: pra sempre!Se vc perguntar se eu vou te deixar,a resposta é: nunca!Se vc perguntar o que tenho de valor,a resposta é: vc!Se vc perguntar se eu te amo ,a resposta é: sim!
    beijos na alma eu gb

      

  21. jenny disse:

    que es cablocos e barrentos e barrancas em inglês ou espanhol? Ou seja outro palabras para eles em portugues? agredeça tu. -jenny
    não falar portugues falar espanhol…jaja… 

Deixe um comentário